terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lição nº 3

Sumário: Lombinho de porco assado com molho de mostarda


Ora aqui está a contribuição da stora I. P.  para o blogue.

  2 lombinhos de porco
  6 dentes de alho esmagados
  1 ramo grande de salsa picado
  1 iogurte natural (ou 200 ml de natas)
  10 fatias de bacon
  azeite q.b.
  vinho branco q.b.
  1 folha de louro
  salva fresca q.b.
  sal e pimenta q.b.
  mostarda q.b.

De véspera (ou uma ou duas horas antes) colocar os lombinhos numa tigela e fazer uma marinada com o vinho branco, os alhos esmagados, a folha de louro, um terço da salsa picada, salva fresca a gosto, sal e pimenta. Conservar no frigorífico.
O truque mais importante para o sucesso da receita é selar os lombinhos. Para isso escorrer o líquido da marinada (e reservá-lo) e temperar generosamente com sal e pimenta preta. Numa frigideira com um fio de azeite fritar em lume bastante forte para que a superfície da carne fique ligeiramente tostada e conserve os sucos da mesma. Guarde a frigideira sem lavar.
De seguida, enrolar os lombinhos em fatias de bacon e colocá-los num tabuleiro regando com um fio de azeite. Colocar os lombinhos no forno em temperatura média/alta vigiando até estar bem cozinhado e dourado.

Para a preparação do molho de mostarda deverá aproveitar-se a frigideira onde foi selada a carne. Colocar em lume médio e regar com vinho branco e a restante salsa picada. Deixar cozinhar um pouco para que apure e para que o álcool do vinho evapore, e de seguida juntar 3 a 4 colheres de sopa de mostarda. Mexer bem e juntar o iogurte natural, deixando engrossar um pouco. Servir este molho numa molheira à parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário