sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lição nº 15

Sumário: Curgetes de outono

Contributo da stora F.S.

"2ªfeira. 19h. Mão apoiada na porta aberta do frigorífico. Olhos perscrutadores. Que hei de fazer para o jantar? Depois do fim de semana “gastronómico”, convém alguma coisa ligeira... Se fosse a minha amiga M. corria a família toda a Nestum! Mas cá em casa não pode ser! Ora deixa cá ver… grelos… mirtilos… cogumelos… o resto do pudim de ontem… couve roxa… e… e… ah!... curgetes! É isso!... Vou fazer umas curgetes rechedas. Rápido, económico, leve, simples e… bonito!


  4 curgetes (1 por pessoa)
  ½ embalagem de cogumelos frescos fatiados
  4 espargos verdes (facultativo) em rodelinhas
  100 g fiambre de peru fumado, em cubinhos (ou bacon, ou 2 latas de atum)
  100 g queijo da Ilha (ou outro, de sabor forte) ralado (não de pacote!)
  8 nozes picadas grosseiramente
  1 cebola pequena picada
  2 dentes de alho picados
  1 raminho de tomilho, ou manjericão, fresco
  orégãos secos q.b.
  azeite q.b.
  vinagre q.b.
  sal q.b.
  pimenta q.b.
Nota: se usar espargos, retire-lhes a ponta inferior, mais lenhosa. Se a partir com a mão, verifica que todos os espargos têm um “ponto de quebra”.

 

As curgetes: ligue o forno regulado para 200º. Leve ao lume, a ferver, num tacho largo, bastante água, sal e o ramo de tomilho ou de manjericão. Lave as curgetes, retire-lhes as extremidades, corte-as longitudinalmente e, com a colher que pode ver na imagem, retire-lhes o interior (este procedimento é muito fácil. Se não tiver o utensílio mencionado, use uma colher pequena, normal). Quando a água ferver, escalde as “caixinhas” de curgete durante 2 min. Retire-as para um tabuleiro de ir ao forno, vire-as para baixo e deixe arrefecer.
O recheio: numa sertã antiaderente, leve ao lume um fio de azeite, junte o miolo das curgetes, deixe dourar durante cerca de 5 min, tempere com sal, pimenta e umas gotas de vinagre adicione as nozes e o fiambre. Retire para uma taça quando estiver enxuto.
Na mesma sertã, novo fio de azeite. Quando quente, junte a cebola e os dentes de alho, os cogumelos (mexa até perderem o líquido) e os espargos. Retire e misture com o miolo das curgetes, na taça. Adicione metade do queijo ralado, mexa bem e retifique os temperos.
Vire as “caixinhas” de curgete com a cavidade para cima, recheie generosamente, cubra com o restante queijo ralado, polvilhe com orégãos e leve ao forno, no mesmo tabuleiro, até estarem douradas. Não escorra o líquido de cozer as curgetes que ficou no tabuleiro. Evita que elas se queimem por baixo.
Aproveite o resto da água, e o tacho, para fazer o arroz com que pode acompanhar. E, como diria a setora I.P., não esqueça um copinho… da região!"

Sem comentários:

Enviar um comentário