segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lições nºs 20 e 21

Sumário: Tomate seco e queijo de cabra em azeite

Contributo da stora I.P.

"Olá, "storas"
Mais do que em qualquer outra altura do ano, em Novembro e Dezembro apetece-me ser formiguinha e conservar alimento para durar durante o frio do Inverno.
Além disso, há qualquer coisa de romântico e bucólico numa despensa recheada de conservas coloridas e apetitosas... Assim, meti mãos à obra e aqui fica (parte d)o resultado!
Os tomates secos têm feito muito sucesso, pois praticamente só se encontram em lojas "gourmet" e o preço do frasco ronda os 4 ou 5 euros. Acho que vou oferecer alguns no Natal!"

TOMATE SECO



  Tomates
  Sal marinho
  Manjericão fresco
  Tomilho fresco
  Orégãos
  Azeite de boa qualidade.

Lave bem os tomates e seque-os com papel absorvente. Abra-os ao meio e remova as sementes. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e coloque os tomates, com a pele virada para baixo. Pique o manjericão e o tomilho e salpique os tomates com eles, juntamente com os orégãos secos e o sal marinho.
Leve ao forno a 120ºC por 3 horas, mantendo a porta do forno entreaberta. No final verifique se estão bem secos e se necessário deixe um pouco mais no forno.
Entretanto ferva os frascos em água durante aproximadamente 10 minutos e coloque-os de boca para baixo num pano limpo.
Quando os tomates estiverem bem secos, coloque-os nos frascos com as ervas que os acompanham e cubra com um bom azeite. Deixe repousar uns dias em local escuro.


QUEIJO DE CABRA EM AZEITE


  3 queijinhos de cabra meia-cura
  Sal grosso q.b.
  1 folha de louro
  Pimenta-preta em grão q.b.
  2 dentes de alho com casca
  Sal q.b.
  Azeite q.b.

No dia anterior, tempere os queijinhos com sal grosso.
No dia. Lave bem os queijinhos e seque com um pano limpo. Coloque num frasco esterilizado e junte o louro, a pimenta e os dentes de alho com casca bem lavados e secos. Cubra com azeite e feche hermeticamente o frasco. Duram cerca de 6 meses."

Sem comentários:

Enviar um comentário