terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lição nº 79

Sumário: Frango de outono


Contributo da stora F.S.

"O dilema “o que fazer para o jantar?” é certamente familiar a muita gente! Hoje tinha umas coxinhas de frango e pensei: Bem, outra vez com arroz ou massa não dá! Depois de uma visita “de estudo” à despensa, saiu-me este “frango de outono” (sim, outono com minúscula!!!). Penso que resultou muito bem. Rápido, simples, económico, diferente e muito saboroso!




Frango

  8 coxinhas de frango, sem pele
  1,5 dl de vinho branco
  2 folhas de louro
  1 rebento pequeno de gengibre fresco *
  sal
  pimenta (usei preta)
  piripíri
  ½ colher de chá de Açafrão das Índias *

   *se não tiver… não use!


Acompanhamento

  1 cebola
  2 dentes de alho
  abóbora manteiga, q.b.
  batatas doces, q.b.
  1 dl vinho branco
  sal

Leve ao lume uma sertã com um pouco de azeite. Quando estiver quente, junte as coxinhas, sem amontoar, e deixe ganhar cor, virando-as uma ou duas vezes. Tempere com o sal, a pimenta, o piripíri, o açafrão das Índias, junte as folhas de louro, o gengibre cortado em 4 e, por último, o vinho. Tape com um testo e deixe cozinhar, em lume brando, virando as coxinhas de vez em quando para que cozinhem por igual.

Entretanto prepare o acompanhamento:

Leve ao lume um tacho com azeite, junte a cebola grosseiramente picada, os alhos picados e deixe refogar um pouco. Junte abóbora manteiga, bem lavada, assim mesmo, sem descascar e cortada em cubos pequenos. Tape, deixe cozinhar 2 min e depois junte as batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas. Tempere com sal (muito pouco), junte o vinho, mexa, tape e deixe ferver em lume brando, cerca de 3 min, ou até estar tudo cozinhado, mas sem se desfazer."

Sem comentários:

Enviar um comentário