sábado, 6 de outubro de 2012

Lição nº 144

Sumário: Pastéis de Feijão com massa folhada

Da revista Saberes e Sabores, outubro 2012.

A seguir tendências...
A fotografia não está ao contrário, é o pastel que está!



  300 g de feijão branco cozido
  água
  200 g de açúcar
  6 gemas
  1 limão
  30 g de manteiga
  1 placa de massa folhada (Lidl)

Passe o feijão por uma peneira ou por um passador de rede, esmagando-o com as costas de uma colher de modo a eliminar qualquer película mais rija de pele.
Leve o açúcar ao lume com cerca de 1 dl de água e deixe ferver durante cerca de 6 minutos, destapado e sobre lume brando. Desfaça as gemas numa tigela, e junte-lhes o açúcar em fio, mexendo sempre para não talharem. Volte a colocar a mistura no tacho e leve de novo ao lume. Deixe engrossar um pouco sobre lume brando, sem parar de mexer.
Retire do lume e adicione a raspa de limão. Junte o puré de feijão e a manteiga cortada em pedacinhos ao doce de ovos, mexa muito bem até a mistura estar uniforme e deixe arrefecer completamente.
Enrole a placa de massa folhada no sentido do comprimento e corte em fatias.
Disponha as rodelas de massa dentro de formas de queques e vá pressionando a massa com os polegares de modo a forrar o fundo e os lados das forminhas. Reserve as formas no frigorífico até o recheio estar completamente frio.
Ligue o forno e regule-o para o máximo na função estática.
Distribua o recheio pelas formas, até meio, coloque-as num tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 15 minutos, ou até a massa estar dourada e estaladiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário