quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lição nº 148

Sumário: Caracóis de Outono
 
Ao pesquisar receitas com abóbora, encontrei esta que me pareceu deliciosa!!
Um pouco demorada, mas vale a pena!!




  Massa

  500 g de farinha
  2 ovos
  2 colheres de sopa de azeite
  3 colheres de sopa de mel
  175 ml de leite
  1 colher de chá de sal

  fermento biológico (utilizei 2 pacotes de fermento de padeiro da Vahiné)

Colocar a farinha numa taça e fazer uma cavidade no centro, onde se colocam os ovos batidos, o leite, o azeite, o mel e o fermento. Amassar cuidadosamente e energicamente durante cerca de dez minutos. Envolver a taça num pano ou em película e deixar repousar durante cerca de 45 minuto num local quente, para levedar.


  Recheio

  300 g de abóbora descascada
  1 maçã
  3 colheres de sopa de passas
  50 g de açúcar
  15 dl de água
  1 colher de sopa de sumo de limão
  1 pau de canela
  6 nozes
 
Descascar e cortar a abóbora e a maçã em pedaços pequenos, colocar num tacho e juntar a água, o açúcar, o pau de canela, o sumo de limão e as passas. Levar a cozer em lume brando com o tacho tapado. Acompanhar a cozedura e verificar se precisa mais um poucode água. Acrescentar sempre em quantidades muito pequenas. Quando estiver cozido e os frutos desfeitos, retirar a tampa e deixar secar todo o caldo.
Depois da massa ter crescido, amassar para sair o ar e estender a massa num rectângulo com cerca de 30 por 40 centímetros. Espalhar o recheio por cima da massa, deixando uma margem de cerca de 2 centímetros a toda a volta. Acrescentar as nozes, grosseiramente partidas. Enrolar a massa, a partir do lado maior, formando um rolo, que se irá cortar em doze rodelas. Os caracóis assim formados, devem ser dispostos num tabuleiro forrado com papel vegetal, alinhados em três filas de quatro. Tapa-se o tabuleiro com película aderente e deixa-se repousar por 30 minutos, para a massa crescer mais uma vez. Ao fim desse tempo vão ao forno a cozer. Verifica-se a cozedura pelo caracol do meio. Quando cozido, ao bater-lhe ouvirá um som oco.

(Não coloquei a calda como na receita original)





 

Sem comentários:

Enviar um comentário