terça-feira, 9 de julho de 2013

Lição nº 198

Sumário: Maionese caseira

Raramente compro maionese, pois faço-a em casa e, a não ser em dias como estes, mantem-se bastante tempo no frigorífico sem se alterar.
Mas antes da receita, cá vai um bocadinho de química...



"A maionese  é uma emulsão de azeite na água do vinagre. Uma emulsão é uma mistura homogénea de dois líquidos, em  geral imiscíveis, onde pequenas gotículas de um deles estão dispersas no outro. O azeite tem que ser adicionado muito lentamente para facilitar a formação da emulsão. Se o adicionarmos muito depressa ele separa-se numa camada distinta.O vinagre, devido à sua acidez, provoca alterações nas proteínas da gema do ovo que fazem com que a mistura fique mais espessa. Ele impede ainda que as bactérias se reproduzam rapidamente e portanto funciona como conservante.O papel da gema de ovo na maionese é mais importante do que o simples facto de dar sabor. A gema é rica em lecitina que é um agente emulsionante. Um emulsionante é uma substância cujas moléculas têm uma extremidade polar, que é atraída pela água, e outra extremidade apolar, que é atraída pelo óleo. A lecitina pertence ao grupo dos fosfolípidos e é um componente importante das membranas celulares. 
Os fosfolípidos são substâncias com um papel importante no transporte de lípidos (gorduras) no fluxo sanguíneo, sob a forma de emulsões. Este emulsionante natural é muitas vezes adicionado a alguns produtos manufaturados, como por exemplo as margarinas. O vinagre só consegue “receber” tanto azeite se tiver a ajuda das propriedades emulsionantes da gema do ovo. Quando se prepara a maionese, vai-se mexendo sempre o preparado, de modo a que o azeite se vá dividindo em gotículas. As moléculas de lecitina do ovo, mergulhando uma das extremidades (a apolar) em azeite e a outra (a polar) em água, formam uma camada protetora em redor das gotículas de azeite e ela sficam impedidas de se aglutinarem, pois repelem-se devido à carga distribuída pela sua superfície exterior.
A lecitina é um emulsionante tão eficiente que apenas com uma gema se pode fazer uma maionese com mais de 20 litros de azeite! Parece mentira, não é? Só que, é claro, há que adicionar alguma água mais"
in http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/cozinha/ 


  1 ovo
  1 colher de sopa de vinagre
  1 colher de sobremesa de mostarda
  óleo q.b.
  sal q.b.

Num copo alto, deitar o ovo, o vinagre e a mostarda. Bater com a varinha mágica até obter uma mistura com o dobro do volume. Sem deixar de bater, adicionar o óleo lentamente e em fio até obter a consistência desejada. Temperar com sal. 
Guardar no frigorífico.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário