terça-feira, 18 de março de 2014

Lição nº 236

Sumário: Folar de erva-doce com laranja e canela

Acabado de sair do forno!
Sentem o cheirinho?? Hmmmmmm...
Daqui.


  15 g de fermento de padeiro
  30 ml de água morna
  500 g de farinha tipo 55
  100 ml de água fria
  canela em pó q. b.
  erva-doce moída q. b.
  1 colher de chá de sal
  90 g de açúcar
  2 ovos L
  5 colheres de sopa de azeite
  30 ml de aguardente branca
  1 laranja
  20 ml de vinho do Porto
  1 ovo S para pincelar

Numa tigela, dissolva o fermento na água morna e adicione-lhe 100g da farinha, envolvendo bem. Deixe repousar de um dia para o outro.
Coloque a água fria num tacho e adicione-lhe a canela, a erva-doce, o sal e o açúcar (reserve um pouco para polvilhar). Leve ao lume até ferver, retire e deixe arrefecer um pouco, adicionando, a pouco e pouco e mexendo sempre, o preparado de fermento levedado.
Bata os ovos, divida-os em duas partes e junte-os à massa separadamente, batendo entre cada adição. Junte o azeite previamente amornado, a aguardente, o Vinho do Porto e a raspa da laranja. Adicione, aos poucos, a restante farinha e amasse energicamente até a massa se descolar das mãos. Forme uma bola, polvilhe-a com um pouco de farinha e deixe levedar, tapada com um pano em local quente, até duplicar de volume. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Divida a massa em três partes, forme rolos finos e entrance-os. Coloque o folar num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com o ovo previamente batido, polvilhe com o açúcar e deixe levedar mais 30 minutos. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos.

1 comentário: