quinta-feira, 24 de abril de 2014

Lição nº 243

Sumário: Coroas de amêndoa com recheio de tâmaras

Receita retirada e adaptada da Revista Saberes & Sabores, Primavera 2014.
Dá algum trabalho, mas vale a pena!!



 Massa
  60 g de açúcar
  2 dl de leite
  25 g de fermento de padeiro
  550 g de farinha
  1 colher de café de sal
  70 g de margarina ou manteiga
  2 ovos L + 1 gema
  amêndoas laminadas

 Recheio
  250 g de tâmaras
  1 cálice de vinho do Porto
  50 g de amêndoa ralada
  água q.b.

Juntar o açúcar ao leite e levar ao microondas durante 30 segundos na potência máxima. Juntar o fermento esfarelado e mexer até dissolver. Reservar.
Deitar a farinha e o sal numa taça, abrir uma cavidade no meio e deitar a margarina e os ovos. Adicionar a mistura de leite e fermento e amassar bem. Moldar em bola e tapar com um pano. Deixar levedar em local quente durante cerca de 2 horas.
Descaroçar as tâmaras, adicionar o vinho do Porto e levar ao microondas durante 30 segundos na potência máxima. Juntar a amêndoa ralada e triturar até obter uma pasta. Adicionar um pouco de água a ferver e misturar bem de modo a obter uma pasta que consiga barrar.
Dividir a massa em porções, estender em forma de quadrado e barrar metade da massa com a pasta de tâmaras e enrolar, deixando uma margem de 5 cm de um dos lados. Golpear a margem livre da massa em intervalos regulares, de modo a obter uma franja, e terminar de enrolar. Unir as duas pontas de forma a obter uma coroa e colocar sobre o tabuleiro do forno forrado com papel vegetal. Deixar levedar durante mais 30 minutos. Ligar o forno a 170 ºC.
Pincelar as coroas de massa com a gema desfeita, polvilhar com as amêndoas laminadas e levar ao forno cerca de 25 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário