sábado, 4 de fevereiro de 2012

Lição nº 113

Sumário: Macarons

Manhã na cozinha com a M..
Depois de ter lido tanto sobre fracassos na realização de macarons, decidi tentar. Sem esperança... Mas fui bafejada pela sorte de principiante. Ficaram lindos! Fáceis de fazer, só tem  que se respeitar os tempos e a temperatura do forno.


  2 claras de ovo L
  50 g de açúcar granulado
  2 colheres de sopa de água fria
  200 g de açúcar em pó
  120 g de amêndoas
  1 colher de sopa de chocolate em pó
  1 pitada de sal
  1 pacote de natas
  200g de chocolate de culinária

Num robot de cozinha, triture as amêndoas. Junte o açúcar em pó às amêndoas trituradas e volte a triturar outra vez. Adicione o chocolate em pó. Reserve.
Coloque as claras numa tigela larga assim como o sal e bata em castelo. Num tacho pequeno leve ao lume o açúcar granulado com a água até obter ponto de pérola fraco. Vá deitando a calda de açúcar aos poucos e em fio às claras em castelo e batendo sempre. Bata durante mais um pouco até obter um merengue brilhante e espesso.
Peneire a mistura das amêndoas com o açúcar em pó e junte de uma só vez ao merengue. Com a espátula, envolva bem no merengue. Não mexa demasiado mas mexa o suficiente até que os ingredientes estejam incorporados.
Deite a mistura numa saco de pasteleiro e faça pequenos círculos com mais ou menos 3 centímetros de diâmetro em tabuleiros previamente forrados a papel vegetal (eu desenhei os cículos no verso do papel). Deixe algum espaço entre cada círculo. Deixe os macarrons descansarem durante 1 hora, até que se forme uma crosta por cima.
Aqueça o forno a 160ºC e coloque o primeiro tabuleiro de macarons no forno. Deixe cozer durante cerca de 8 minutos. Rode o tabuleiro e deixe durante mais uns minutos. Deixe-os arrefecer completamente nos tabuleiros.
Faça o recheio: leve ao lume as natas até que estas fervam. Retire do lume. Parta o chocolate em pedaços e junte-os às natas quentes. Deixe repousar durante 2 minutos e depois mexa vigorosamente até que derreta por completo.
Recheie os macarons, unindo-os. Deixe arrefecer.
Este vídeo dá uma ajudinha...

Sem comentários:

Enviar um comentário