quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lição nº 134

Sumário: BLATTERTARTE

Contributo da stora X.S..




"Massa
  250 g de farinha
  250 g de manteiga
  150 g de açúcar
  125 g de amêndoa pelada, torrada e moída
  1 clara de ovo
  (papel vegetal de culinária)

Recheio:
  Chantilly (2 pacotes de natas e açúcar a gosto)
  2 frascos de compota de frutos silvestres
  1 embalagem de chocolate de fondue

Esta tarte é composta por cinco bolachas recheadas entre si com chantilly, compota e chocolate ( para os mais gulosos pois é opcional).
O que mais enreda são, de facto, as bolachas, mas o sucesso é garantido!
Então vamos lá… pré-aquecer o forno a 180 º.
Juntar e amassar todos os ingredientes para a massa e dividir em cinco porções iguais que se estendem e espalmam (com a palma da mão, mesmo!) cada uma em cima de uma folha de papel vegetal e nas costas de um tabuleiro, de forma a que cada “big bolacha” fique com o diâmetro de um prato de refeição e nunca ultrapassando a espessura de 0,5 cm. (aaaah, pois é, que isto exige régua e esquadro!!!).
Colocar no forno uma bolacha de cada vez e vigiar porque, de um momento para o outro, ela aloura e… esturrica! Assim, quando estiverem “moreninhas” é hora de as retirar e colocar, com jeitinho, em cima da banca, mas sem retirar o papel ( se parecerem moles é natural…elas endurecem à medida que arrefecem e ficam muito estaladiças!).
Estando todas as bolachas bem arrefecidas, monta-se o bolo pela seguinte sequência: uma bolacha barrada com compota, outra bolacha coberta com chantilly e salpicada de chocolate e assim sucessivamente… a última é barrada com compota e decorada com o chantilly e com o chocolate! Quem for ainda mais guloso pode cobrir cada bolacha como a última… que foi o que eu fiz, eh, eh, eh… et voilá! "






1 comentário: