Ontem, foi a terceira vez que fiz este doce. Na primeira vez, respeitei todos os timings e quantidades da receita e obtive um doce bom, mas muito doce. Na segunda vez, não respeitei os timings e cortei ao açúcar o que resultou num doce ácido, sem sabor e que, ao fim de alguns dias, acabou no lixo, porque ficou com bolor. Desta vez, respeitei os timings mas diminuí a quantidade de açúcar. Gostei da textura e do sabor e não ficou ácido. No entanto, na próxima vez, vou diminuir um pouco mais a quantidade de açúcar.
750 g de boas laranjas
1,5 l de água
1,5 kg de açúcar (utilizei 1 kg)
Sumo de meio limão (não utilizei)
Lave muito bem as laranjas e corte-as em quartos muito fininhos.
Deite a laranja cortada dentro de água e deixe ficar a macerar durante 8 horas.
Deite depois tudo num tacho e faça ferver até que as cascas da laranja estejam quase moles (cerca de 1 hora). Junte o açúcar e o sumo do limão e deixe o doce continuar a ferver lentamente, cerca de 1 hora para ganhar consistência.
Para verificar se está pronto, deite um pouco num pires, deixe arrefecer e passe o dedo ao meio, se abrir estrada está pronto, se não, deixe continuar a ferver lentamente até obter a espessura desejada. ( eu triturei só um pouco com a varinha mágica). Por fim, retire o doce do lume, retire a espuma que ficou à superficie, deixe-o amornar e, com ele, encha frascos apropriados e vede-os.
Sem comentários:
Enviar um comentário