quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lição nº 97

Sumário: Filhós Tendidas

Este é o doce de Natal preferido da M.. E também o único que acabou um dia depois do dia de Natal!!
A receita é de um dos meus livros favoritos, "As Receitas Escolhidas" de Maria de Lourdes Modesto.




As quantidades referidas dão para fazer filhós para um ano inteiro! Só utilizei um quarto da massa e enchi uma taça enorme. No Ano Novo vou voltar a fazê-las, mas vou utilizar 1/3 das quantidades.


  3 ovos
  3 laranjas
  125 g de manteiga
  125 g de açúcar
  1/2 dl de aguardente
  1 limão
  farinha
  canela

Misture os 3 ovos inteiros, o sumo das laranjas, a manteiga derretida, o açúcar, a aguardente, a raspa da casca de limão e uma pitada de canela. Depois de tudo bem ligado, junte a farinha em quantidade suficiente para obter uma massa que se possa estender (eu juntei quase 1 kg). Sove bem a massa batendo-a sobre a pedra da mesa (eu não bati, porque quem sovou a massa, e muito bem, foi a minha batedeira). Deixe descansar algumas horas (eu deixei descansar 4 horas) e estenda a massa com o rolo, sobre uma superfície polvilhada com farinha (a massa deve ser esticada muito, muito, fina). Corte com o feitio desejado, com uma carretilha, e frite em óleo bem quente (180 ºC). Polvilhe com açúcar e canela (eu só polvilhei com açúcar).


Sem comentários:

Enviar um comentário